PISOS ELEVADOS
Os pisos elevados são considerados os ideais para serem utilizados nos ambientes corporativos.
Além disso, a instalação dos pisos elevados é rápida e proporciona ao ambiente uma boa acústica e isolamento térmico.
Neste texto apresentaremos mais informações sobre os pisos elevados. Confira:
Pisos elevados O que são?
É um piso que tem como finalidade levantar o piso existente no ambiente em centímetros mais altos e com isso, cria espaço para realizar a instalação dos cabos de dados e de voz, assim como ar condicionado, tubulações de água gelada para refrigeração, eletricidade, entre outros.
Pisos elevados Onde são usados?
Os pisos elevados são normalmente utilizados nos centros de processamento de dados ou em escritórios, já que possibilita a passagem dos cabos, assim como tubulações.
Estes pisos elevados possuem uma base e também um sistema de sustentação que é regulável.
Um grande atrativo dos pisos elevados é a parte estética e que deve ser algo a ser considerado, justamente para que propicie um ambiente de trabalho agradável à todos.
Pisos Elevados - Benefícios
Inúmeros benefícios são proporcionados pelos pisos elevados.
Abaixo listamos alguns destes benefícios:
Instalação
Como em qualquer reforma ou obra é necessário realizar um projeto, inclusive, quanto a instalação dos pisos elevados.
Os pisos elevados possuem diversos modelos e revestimentos. Desta forma, é necessário escolher aqueles que melhor se adequam ao ambiente.
Para que os pisos elevados fiquem perfeitamente instalados é necessário verificar no momento da instalação se há algum desnível em ambientes como portas, escadas, banheiro, elevadores. Caso exista, o problema pode ser resolvido por meio de revestimento ou instalação de uma rampa de acesso.
De todo modo, a instalação dos pisos elevados não é difícil e tampouco demorada.
Design
Como dito anteriormente, há diversos tipos de pisos elevados, como gesso, aço ou concreto.
Inclusive, há revestimentos que são utilizados para realizar o adequado acabamento que são os laminados melamínicos, emborrachados, pisos vinílicos, carpetes ou até mesmo pedras.
Estes itens são os responsáveis pela personalização do ambiente e design moderno.
Reaproveitamento e mobilidade
Um excelente benefício dos pisos elevados é justamente a flexibilidade do produto, pois pode ser removido e reutilizado em quaisquer outros ambientes, o que difere de outros materiais que não podem ser reutilizados no caso de mudança.
Robustez
Os pisos elevados possuem grande durabilidade e resistência, já que devido a sua rigidez possibilita suportar grande cargas e devido a isso, é muito utilizado em lojas, galpões, locais em que há muita entrada e saída de veículos e caminhões.
Inclusive, é aconselhável procurar a ajuda de um profissional, justamente para que possa comprar corretamente o acabamento, já que há alguns materiais mais sensíveis ao peso, como por exemplo, a ardósia que pode trincar ou até mesmo rachar por causa de cargas mais pesadas, portanto, é necessário levar em consideração o ambiente.
Não requer manutenção
Os pisos elevados trazem um grande benefício que é a valorização do imóvel e um grande atrativo é que ele exclui a necessidade de ser feita a sua manutenção.
Além disso, a limpeza pode ser realizada normalmente, como é realizada em um outro tipo de piso.
Modulações, Variedade de tipos e alturas
Existem vários tipos de pisos elevados, sendo que o mais tradicional são as placas de aço preenchidas com concreto celular.
Abaixo listamos algumas das principais opções existentes no mercado.
Metálicos – Trata-se de chapas de aço com enchimento de argamassa à base de cimento. A sua montagem é realizada sobre os pedestais metálicos que possuem um mecanismo de regulagem de altura, que são denominados de macaquinhos e que auxiliam no nivelamento. Normalmente, possui modulação de 60 x 60 cm.
Termoplásticos – São também conhecidos como polipropileno e tem como principal vantagem a leveza, já que as placas possuem em média 12 kg/m². Além disso, também é mais maleável, pois o material por ser de plástico, facilita a realização de recortes. No que tane ao processo de montagem, não há a necessidade de ser feita a fixação do pedestal no contra piso, porém é preciso regular a laje.
Minerais – Estes são fabricado com gesso aditivado, assim como também com fibras de celulose de materiais reciclados. A instalação não produz muita sujeira já que é feita a seco e com isso, sequer necessita de tempo para secar. Ademais, os painéis possuem tamanhos de 60 x 60 cm e 60 x 120 cm.
Monolíticos – Estes são moldados no local por meio de fôrmas de PVC que são preenchidas com massa mineral autonivelante. Além disso, são aplicados direto na laje.
Acabamentos
Existem diversos tipos de acabamentos para os pisos elevados. Para os ambientes internos, é possível aplicar laminado, vinílico, madeira, porcelanato, carpete e melamínico, mármore e granito.
Na área externa é aconselhável utilizar acabamentos de mármores, granitos e pisos emborrachados.
Diversos são os aspectos para serem analisados quanto aos acabamentos, como técnicos, funcionais ou estéticos.