Forro de Fibra Mineral

Forro de Fibra Mineral

 

Você já ouviu falar em forro de fibra mineral? Não?
O forro de fibra mineral, como o próprio nome diz é uma placa de fibra mineral que nada mais é que a mistura de vidro reciclado, areia e lã de rocha, que não causa qualquer problema a natureza ou à saúde.
O acabamento desta fibra é feito com prime em todos os lados e pintadas com tinta acrílica branca em duas camadas.
O forro de fibra mineral proporciona uma excelente redução de som, assim como também a reflexão de luz, não prejudicando de forma alguma o estilo arquitetônico do ambiente.
Ademais, atende todos os padrões anti-incêndio, evitando a propagação da chama e até mesmo a fumaça tóxica.
O forro de fibra mineral tem alta compactação e densidade e devido a isso, a resistência a quebra é muito maior, tanto no transporte quanto na instalação.
Uma das características do forro de fibra mineral é a estabilidade dimensional e a ação fungicida.

 

 

 

Onde usar o forro de fibra mineral

 

 

 

O forro de fibra mineral é muito utilizado em prédios públicos e comércio, como escritórios, lojas e o motivo disso é o excelente custo-benefício, além de ter fácil instalação.
O forro de fibra material é bem leve e com isso, o seu peso é bem menor comparado ao de gesso convencional.
O material é feito por alguns compostos orgânicos, como argila, aditivos, celulose e lã mineral. Pelo fato de não fazer uso de materiais poluentes, o revestimento é tido como sustentável, somando assim, pontos para a Certificação LEED que significa Leadership in Energy and Environmental Design.
Ademais, o forro de fibra mineral dispensa um acabamento, permitindo assim que a instalação seja mais fácil e rápida.
Desta forma, o forro mineral tem condições de fazer a redução de ruídos em até 45 decibéis, proporcionando assim, um conforto acústico.

 

 

Além disso, o material possui excelentes vantagens, como:
- Isolante acústico e térmico, já que a sua capacidade de isolamento de som é satisfatória, assim como também mantém a temperatura ambiente.
- Uma boa reflexão de luz, pois o acabamento com cor clara faz com que haja a reflexão de luz e com isso, é incontestável a economia de energia
- Antifúngico, pois não desenvolve bactérias
- Resistência ao fogo
- Excelente durabilidade. Se houver a necessidade de desmontar e instalar em outro lugar, não terá qualquer problema.
- Fácil instalação e manutenção, já que tem como base módulos que fazem apoio em estrutura metálica leve, facilitando assim o deslocamento e remoção.
Já a desvantagem é a não resistência a umidade, pois as placas de forro de fibra mineral não são ideais para ambientes molhados e úmidos, pois pode aparecer manchas devido a absorção de água. Outro problema, é a dificuldade na limpeza, pois o acabamento não é liso.

 

Como é realizada a instalação

 

O forro mineral é suspendido por uma estrutura metálica composta por tirantes fixados na laje e perfis estruturais.
A aplicação é realizada na fase do acabamento da obra junto com os sistemas de ar, elétrico, gás ou hidráulico.
Para realizar este tipo de instalação, é necessário utilizar uma pistola ou furadeira de fixação e lápis para demarcação. O ideal é possuir um conjunto de ferramentas mais comuns que contém prumo, trena, linha de marcação, nível, esquadro, serra manual, parafusos, chave de fenda, rebites e buchas.
Para realizar a instalação do forro de fibra mineral é necessário seguir os passos abaixo:

 

 

- Fazer a demarcação dos pontos para fixação dos tirantes que deverão ser fixados na laje diretamente. É aconselhado utilizar uma trena, lápis para demarcação, linha de marcação ou prumo e nível. É muito importante que seja respeitada a especificação informada pelo fabricante no que tange à distância dos elementos, já que são eles os responsáveis pela sustentação da estrutura toda.
- Ao realizar a demarcação dos pontos, constate se realmente as distâncias estão certas. Se for positivo, faça a retirada dos tirantes com a pistola de fixação ou furadeira.
- Faça a instalação dos perfis perimetrais utilizando buchas e parafusos, dando início pelas que ficarão nas paredes. Posteriormente, ancore e fixe os perfis tirantes e os perimetrais. Se houver necessidade, faça o ajuste de comprimento utilizando uma serra manual.
- Faça a colocação das travessas em fileiras entre os perfis principais e em seguida para finalizar, realize a instalação dos perfis de ponta, que deverão ficar apoiados entre os perfis perimetrais e os principais. É bem provável, que haja a necessidade de serem cortados
- Após a finalização da estrutura metálica, instale o forro de fibra mineral. A colocação é de baixo para cima e ficam apoiados no perfil metálico. É necessário ter bastante cuidado para evitar danos, inclusive nas bordas.
- Se quiser pode fazer a substituição dos painéis por luminárias ou qualquer outro acessório modular
- Por fim, a estrutura metálica ficará aparente e o forro de fibra mineral revestirá o teto, escondendo assim, as instalações.

 

Spencer Tecnologia

:: CONTATO

11 4512.1100

contato@pdfsolucoes.com.br

R. Victória Pena Giorgi, 65
Parque Marajoara - Santo André – SP
CEP 09112-170

Funcionamento de Segunda a Sexta das 8h às 18h

:: CONTATO