Divisórias de gesso acartonado

Divisórias de gesso acartonado

Divisórias de gesso acartonado

 

As divisórias são itens que possuem diversas funcionalidades, podendo deixar o ambiente com um caráter simples até algo bem mais sofisticado. Práticas, fixas, removíveis, podem organizar, dar privacidade a um espaço, integrar, enfim a criatividade e o estilo personalizado quem projeta é você. Neste artigo, você entenderá melhor como funciona as divisórias de gesso acartonado e quais as suas características.

 

Onde surgiram as divisórias de gesso acartonado?

Com denominação de drywall, foi criado originariamente nos Estados Unidos da década de 80. Sendo um opção bastante vantajosa para paredes, forros de gesso e revestimentos na parte interna das construções, sua composição combina gesso e aditivos. Fica envolvido em um papel cartão especial, transformando-se em um material resistente quando estas divisórias de gesso acartonadas são colocadas sobre estruturas metálicas, apresentando uma alta resistência a choques em sua superfície.

Como funcionam as divisórias de gesso acartonado?

Elas têm tido fabricação constante, com características tanto funcionais como decorativas, ainda mais que seus fabricantes a conferem um isolamento acústico a fim de dar mais privacidade, bem como proporcionam uma excelente estanqueidade em pisos úmidos, bem como reforços localizados, "inserts" ou buchas especiais, as quais possibilitam suportar cargas pouco convencionais.

 

Quais os tipos de divisórias acartonadas?

 

São segmentadas em três categorias: Knauf Standard (ST) para áreas secas, Knauf RU para áreas úmidas e knauf RF resistente ao fogo. Muito utilizadas em edifícios e instalações comerciais e residenciais, estas divisórias de gesso acartonadas tem como características: a leveza, a praticidade, a resistência, a instalação bem prática e rápida. Podem ser instalados em obras novas, em reformas ou ainda para segmentar espaços existentes, originando novos ambientes.

 

Benefícios de usar paredes drywall

 

• Ausência de umidade durante a construção e elevada resistência ao fogo

• Baixo peso/construções mais leves

• Ótima estabilidade dimensional

• Menor espessura das paredes/maior área útil

• Alto isolamento acústico e térmico

• Rápida execução e pequena geração de entulho

• Execução simplificada de instalações hidráulicas, elétricas, etc.

• Excelente acabamento, pronto para receber revestimentos como pintura, papel de parede, azulejos, etc.
 

Que técnica é utilizada para a fixação de divisórias de gesso acartonadas?

O primeiro passo a ser feito é a marcação da posição das paredes, com o uso de um cordão imerso em tinta em pó vermelha, em uma sistemática denominada de “bater o fio”. Esta sistemática se dá assim: estica-se o cordão, que foi fixado em dois pontos demarcados nas suas extremidades e assim deixa que ele se bata contra a superfície, marcando, assim, uma linha reta por onde se alinhará o perfil metálico. Após a marcação, os perfis são pregados no piso, dando início a um processo de construção do framing, utilizando-se uma pistola. A perfuração para passagem de tubulação é realizada nessa etapa. Pronto, logo que a estrutura esteja montada, as placas de gesso acartonado são fixadas sobre os montantes metálicos. Existem várias especificações de placas como placas normais, outras que são resistentes à umidade e ao fogo, bem como placas de menor espessura para paredes curvas.

Especificações técnicas

Existem divisórias de gesso acartonado com 48 mm, 70 mm e 90 mm, sendo a espessura de 70 mm a mais utilizado. Por serem menores que as de alvenaria, permitem uma ampliação na área útil do espaço – até 4% de ganho – que se pretende construir. Normalmente o valor do metro quadrado fica em torno de R$ 40,00 até R$ 65,00. A utilização de paredes de gesso acartonadas é aconselhada para uso em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, devido sua alta resistência à umidade. No caso das placas serem da cor verde, possui proteção antifungo.

Gostou da dica de hoje? Esperamos que sim. Deixe seus comentários e até breve com mais dicas interessantes no próximo artigo que virá.

Spencer Tecnologia

:: CONTATO

11 4512.1100

contato@pdfsolucoes.com.br

R. Victória Pena Giorgi, 65
Parque Marajoara - Santo André – SP
CEP 09112-170

Funcionamento de Segunda a Sexta das 8h às 18h

:: CONTATO