Divisórias de Ambiente

Integrar espaços têm sido uma tática muito utilizada pelos profissionais de design de interiores. Paredes é algo que vem sendo substituído por divisórias, desde as mais comuns até as mais sofisticadas, em diversos ambientes tanto externos e internos. Neste artigo, vamos ver várias utilidades das divisórias de ambientes, bem como suas características. Vamos lá?
Como usar as divisórias de ambientes?
É uma resposta muito ampla, pois a sua criatividade é quem determinará como é e de que forma suas divisórias de ambiente serão planejadas conforme o espaço e a mensagem a qual você quer passar. Elegância, contemporaneidade, organização, enfim, sente-se, olhe para o ambiente e imagine como seriam as divisórias perfeitas para atender às necessidades do seu ambiente. Por exemplo se pegássemos o exemplo das residências que possuem duas salas, vemos que uma boa ideia é integrar a sala de estar à sala de jantar, causando um ar de unidade e ao mesmo tempo privacidade, quando assim o quiser.
O que posso usar como divisórias?
Muitas opções, você deve analisa-las para ver se a opção que você tem em mente é condizente com o espaço e realça se analisássemos o ambiente como um todo. Vejamos assim: existem divisórias fixas, outras removíveis, de madeira, revestidas de tecido, biombos, estantes vazadas de materiais como madeira e vidro, portas de correr, painéis de vidro e ferro, cortinas de tecido ou de rolo, bancadas, jardins verticais, guarda-corpos de escada, nichos, lareiras, dentre outras opções. Já pensou quantas alternativas você não pode escolher e planejar seu espaço com toda a graça e encanto possível?
Vendo mais sobre os vários tipos de divisórias
Divisória de madeira irregular
A divisória de madeira serve normalmente como anteparo entre a porta de entrada e o ambiente para a qual ela se abre, sendo que desta forma há uma privacidade para quem ocupa qualquer um dos lados. A principal característica desta divisória é que os elementos da sua estrutura são espaçados de forma irregular, criando algum movimento. O espaçamento entre eles permite a entrada da claridade, o que suaviza o impacto da divisória nesse local.
Estante vazada assimétrica
A estante vazada normalmente é utilizada como elemento decorativo, com cores neutras para deixar o ambiente leve, ou se for o caso com cores personalizadas para dar a “repaginada” que se deseja àquele ambiente.
Lareiras
Ótimas opções de divisórias e utilizadas também como aquecedores também. Ter um ambiente delimitado por uma lareira é algo bem propício e elegante, em especial se a região aonde você mora for uma região fria.
Cortinas que ocultam o ambiente
Divisória que pode ser das mais simples as mais elegantes, e isto vai depender do material, do tecido, do comprimento da cortina, das cores, do ambiente a ser colocadas estas cortinas, ou seja, interliga facilmente os mais variados espaços.
Bancadas de trabalho
Opções ótimas para quem trabalha home office, pois, desse modo as divisórias vão deixar o ambiente mais privativo e delimitado.
Jardins verticais
Integra divisões entre dois espaços e ainda traz um ar campestre à residência com bastante naturalidade, pois plantas dão a sensação de ar puro e fresco com a beleza das plantas.
Estante de vidro
Uma alternativa que é muito eficaz como divisórias de ambiente são as estantes de vidro normalmente feitas com estrutura em ferro e prateleiras em madeira, com vidro transparente ou temperado, passando um ar de bastante leveza. Você gostou deste artigo? Como você imagina um projeto de ambientes para a sua residência? Deixe seus comentários aqui e compartilhe este artigo, pois o tema poderá certamente interessar a outras pessoas. Boa leitura e até breve no próximo artigo!